Olá amigos leitores e Pescadores do Blog O Pescador Pesca & Aventura.
Pensando em aprimorar nossas técnicas e também algumas experiências de pescaria vou lhe passar algumas dicas muito importante para uma pescaria perfeite de Tucunarés no Interior Paulista.
No dia 20/06/2016 fui gravar o programa Dicas de Pescador juntamente com meu amigo o ilustre Carlos Pancieri em que tem muita experiência em diversos tipos de pescarias e modalidades, e percebi alguns7 eventuais acontecimento em que só a pescaria do dia após ocorre e ganhamos experiência.
A importância de um equipamento moderado e equilibrado.
Para pescaria de tucunarés em que imaginavamos serem pequenos do Rio Tiête utilizei uma vara de 5'3'' 6-12lbs, um vara excelente e muito técnica e que se tem perfeitos arremessos de iscas leves entre 6 a 10 gramas, como sempre temos a esperança de capturarmos um grande exemplar e por respaldo levei uma vara de 5'6'' 8-17lbs reserva, no inicio do dia a vara de 6-12 lbs me desmontrou confiança pois estavamos capturando tucunarés entre 0,500 gramas até 1,5kg com iscas pequenas de superfície e de meia água. Porém no final do dia aproximadamente as 16:30 horas começou os ataques dos grandes Tucunarés Azuis e esse Tucunarés estavam atacando em iscas de superfície porém em uma estrutura em meio a galhos e vegetação.
Com a vara 6-12lbs eu conseguia realizar perfeitos arremessos com iscas leves porém os Tucunarés Azuis de médio porte tinham muita força e acabavam levando a isca para o toco ou para vegetação dificultando muito a pescaria, pois enroscava e meu leader não resistia e eu infelizmente acabei perdendo perdendo muitas iscas em que muitas das vezes era aquele ''xodó'' em que você sempre utiliza em todas as pescarias. Muito chateado Resolvi tentar com meu equipamento de 8-17 lbs, porém eu já sabia que seria muito dificil arremessar iscas leves de 6-10 grams com esse equipamento mas eu não tinha outra opção se não fosse isso eu perderia mais iscas, então resolvi resolvi arriscar. Não obtive êxito pois não conseguia realmente arremessar as iscas leves em meio a extrutura em que os grandes Tucunarés Azuis estavão. Se eu tivesse uma vara de 14 ou 15 lbs seria o equipamento perfeito para essa pescaria.
A dica de equipamento muito importante é sempre quando pensar em pescaria do Interior Paulista é utilizar três equipamentos de baixa libragem e moderada libragem, como exemplo um equipamento com uma vara de 5'6'' 7-14lbs uma carretilha de perfil baixo de porte pequeno com exemplo a Carretilha Curado 70/71 XG - Shimano, um equipamento de 5'3'' ou 5'6'' 6-12lbs com carretilha também de pequeno porte nesse caso utilizei uma Chronarch 51E - Shimano para Tucunarés de pequeno porte e também um equipamento para Tucunarés de médio a grande porte de 5'6'' 8-17lbs com uma carretilha de perfil baixo pequena como exemplo a Curado 70/71 XG - Shimano em ambos equipamentos pode-se utilizar linhas de monofilamento 0,30mm ou Multifilamento de 0,22mm de alta qualidade para facilitar os arremessos. Esse é um acontecimento e uma dica muito importante em que em anos de pescaria nunca havia me ocorrido.