quarta-feira, 10 de julho de 2013

Multifilamento: dicas úteis para o dia-a-dia


Como carregar a carretilha ou molinete com este tipo de linha


Muitos pescadores fazem uma “cama” de monifilamento quando enrolam a linha de multifilamento. Particularmente, carrego esta linha na carretilha ou molinete do começo ao fim, apenas viro o lado da linha quando um lados está desgastado.
Com isso a parte de baixo, nova, ficará por cima da usada. Desta forma uso a linha quase que na sua totalidade sem riscos de ruptura em nós de emendas em casos de grandes tomadas de linha.
Na hora de enrolar, alguns pescadores enfrentam o problema ao começar o embobinamento. Por não ter elasticidade, a linha multi patina no carretel. Para evitar este problema, achei uma maneira interessante que é amarrar a linha no carretel, faço o nó e coloco um pedacinho de fita adesiva.
Para evitar o problema do fio da linha enterrar entre os outros, procuro usar multifilamento de maior espessura, entre 0,28mm a 0,35mm, mesmo aqui no Sudeste. Desta forma, raramente tenho problemas na hora do arremesso com travas e cabeleiras.
O pescador deve estar atento ao abastecimento ideal, que consiste em encher até o côncavo do carretel presente em quase todos os modelos de carretilhas atuais, como mostra a foto.
Lembre-se: o líder de fluorcarbono é indispensável. Faço o líder do menor que o comprimento da vara, de forma que não entre no distribuidor de linha. Isso evita que carretel, pois evitará que o nó não incomode o teu polegar e ainda não breque no distribuidor.





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