quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pesca com caiaque

Conheça esta modalidade apaixonante, que alia integração total com a natureza e atividade física durante a sua pescaria

______________________________________________________________________


O caiaque de pesca deve ser confortável e seguro, uma vez que não é incomum passar de 6 a 8 horas seguidas sentado nele, seja explorando um ponto promissor, seja remando de um ponto a outro.De maneira geral, caiaques maiores são mais estáveis, e, por isso, recomendados para uso em águas mais agitadas, situação corriqueiramente encontrada no mar ou em grandes rios.
Caiaques menores, por serem mais portáteis e mais leves, acabam sendo a opção natural se a condição das águas a serem remadas for mais tranquila. Por questão de segurança, é importante que o caiaque, assim como os trajes do pescador/remador, sejam chamativos para serem prontamente visualizados pelas embarcações maiores, sendo o amarelo e o laranja as cores mais escolhidas.
Acessórios como porta-varas e compartimento estanque são bastante práticos, mas mesmo os caiaques que não possuem tais acessórios podem ser usados para a prática da pesca sem problemas.
Pescando com o caiaque
Já nas primeiras remadas é possível sentir como o caiaque é estável e seguro. Ao contrário da pesca embarcada, em que  motores mais potentes são desejáveis para se cobrir o maior número de pontos ao longo do dia, pescar com caiaque é um verdadeiro passeio. O ritmo das remadas vai de acordo com a experiência e o preparo físico do remador/pescador, que vai curtindo a natureza em a seu redor enquanto rema de um ponto a outro.
Mesmo com correnteza, posicionar-se no ponto de pesca não é dificuldade até  para o iniciante, pois comandar o caiaque é uma tarefa simples e intuitiva. Pode-se tranquilamente colocar-se de lado ou de frente ao ponto, de acordo com a preferência e o estilo de arremesso do pescador.
Se a pesca for de espera, é ainda possível apoitar o caiaque, como nas embarcações maioreA posição mais rente à superfície confere uma grande vantagem nas situações que exigem arremessos precisos ,como em galhadas e copas de árvores caídas, sendo imprescindível dominar a técnica de arremesso lateral (side cast) para tirar o máximo proveito dessa vantagem. Além disso, o caiaque permite aproximar-se mais do ponto de pesca sem que isso intimide os peixes que ali estão, encurtando a distância do arremesso.
Na pesca costeira, o baixíssimo calado permite que se aproxime das pedras muito mais do que seria prudente fazer com um barco a motor. E mesmo se as ondas jogarem com força sobre as pedras, o caiaque voltará naturalmente com o retorno da água e o eventual impacto não será suficiente pra causar danos ao casco.
Os equipamentos utilizados são os mesmos que se usariam na pesca embarcada.
Transportando o caiaque
Nos veículos de passeio os caiaques viajam da mesma maneira que as pranchas de surf, observando que, por serem maiores e mais pesados, os caiaques devem ser fixados ao rack com cordas ou cintas de fixação.
Os racks de teto disponíveis no mercado são o suficiente para transportar até duas embarcações simultaneamente, sendo que existem suportes específicos para caiaque, que, apesar de não serem obrigatórios, são muito práticos.
Acessórios
Porta-varas, caixa estanque, bolsa térmica, sonar, GPS, poita, leme e motor elétrico são os principais acessórios de quem pesca com caiaque, mas provavelmente o acessório preferido seja a caixa do caiaque, simples de se confeccionar e bastante prática, pois reúne toda a tralha de pesca e facilita o embarque e desembarque, além de ter  tubos que servem como porta-varas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário